Atitude - Perdão


Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre perdoar, liberar perdão.
...
Você já passou pela situação de conversar com uma pessoa que nitidamente carrega mágoas por conta de algo que outra pessoa fez contra ela? Sim? Vamos chamá-la de pessoa A.
Você nota isso pelo jeito como ela se refere àquela pessoa que a magoou: como vilã, culpada, má, e muitos adjetivos naaaaada simpáticos.
E como a própria pessoa A se vê também está em seu jeito de falar: vítima, sofrida, injustiçada.
...
Pode até ser que tenha sofrido isso mesmo! Meu objetivo não é, de forma alguma, menosprezar os sentimentos de uma pessoa que foi ferida! A tristeza e dor pela ferida são sentimentos legítimos! Mas a questão é: o que eu faço com esses sentimentos?
...
Mas vamos continuar analisando a pessoa A.
Faz quanto tempo que essa situação aconteceu com ela...
E como está a vida dela hoje?
...
Eu sei a resposta!!!
...

Observe essa foto acima! A pessoa A está exatamente assim!
...
Já faz pelo menos uns 10 anos e ainda não consegui encontrar uma outra analogia para explicar o que acontece na vida da pessoa que não libera perdão para quem a feriu.
...
No meu ponto de vista, é igual ao Bungee Run, brincadeira onde a pessoa é presa a um cinturão que está ligado a uma corda elástica, que por sua vez, está presa na parte traseira do brinquedo. O objetivo do Bungee Run é chegar em primeiro até o final do caminho, vencendo a brincadeira.
...
A pessoa que não liberou perdão, está presa ao passado. É muito difícil caminhar para chegar até o final. É pesado, exaustivo... A corda elástica (simbolizando os pensamentos) a puxa constantemente para trás. A pessoa corre, corre e não sai do lugar. Sua vida fica estagnada! A qualquer momento, a pessoa é jogada para trás, se chocando com a parede do passado!
...
Nós sabemos das consequências negativas que a falta de perdão traz para a vida das pessoas. Até a própria ciência confirma! Afeta todas as áreas da vida: emocional (alma), espiritual e física.
...
A pessoa magoada nutre sentimentos de raiva, ódio, amargura, desprezo, soberba ou menos valia; alimenta pensamentos de vingança e julgamento. Seu semblante é fechado, sério, pesado, sem brilho. E sua aparência simplesmente reflete como ela está por dentro, em sua alma e espírito. 
Usa de justificativas, como: "Quem perdoa é Deus.", quando a Bíblia nos ensina a perdoar:
...
"E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. 
Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados."
(Marcos 11:25,26 - grifo meu)
...
"Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores."
(Mateus 6:12 - grifo meu)
...
Ou usa versículos isolados da Bíblia, como lhe convém..."Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe." (Lucas 17:3)... para dizer: "Ele não veio me pedir perdão... então não posso perdoar."
...
Mas preste atenção que ninguém estava pedindo perdão a Jesus quando Ele, na cruz, disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". (Lucas 23:34a). Jesus não só liberou perdão como orou por eles!!
Assim também devemos fazer:
"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,"
(Mateus 5:44)
...
Mesmo que a pessoa não nos peça perdão, devemos liberar o perdão para ela e seguir em frente!
...
"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo."
(Efésios 4:31,32)
...
Liberar perdão não é amnésia. A pessoa não apaga da sua lembrança o que aconteceu! Mas ela passa a olhar para aquela situação sem sofrer mais, e ainda consegue tirar dela uma lição!
...
Perdoe!
Seja livre!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.