Atitude - Arrependimento

Tradução: "Desfazer".

Essa imagem descreve muito bem o nosso assunto de hoje.
...
Eu queria que você refletisse um pouco sobre a seguinte pergunta:
...
Por que assumimos e confessamos nossos erros, pedimos perdão, mas depois repetimos
e repetimos
e repetimos
e repetimos
os mesmos erros?
...
Eu não vou entrar no mérito aqui de lei e graça porque esse não é foco (tanto que não estou usando a palavra "pecado", mas "erro").
...
Você me permite dar uma resposta?
Uma razão para permanecermos no mesmo erro é a FALTA de ARREPENDIMENTO!
...
A definição de arrependimento no Wikipedia está tão legal que vou transcrever uma parte para cá!
...
A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Então arrependimento quer dizer renovação de entendimento, mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
...
Eu poderia parar por aqui! O Wikipédia pregou por mim! rsrsrs
...
Mas vamos continuar:
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, (...), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas.
(...)
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada. (grifo meu)
...
...
A pessoa com remorso se entristece sim, pelo que cometeu, mas ela teme sofrer a consequência de seu erro. Ela sofre muito mais pelo medo de sofrer as consequências do que pelo mal que causou. Sua atitude é fugir ou evitar a punição.
...
Mas a atitude da pessoa arrependida é mais que não repetir o erro! É procurar fazer exatamente o contrário! 
...
O remorso é um sentimento.
O arrependimento é uma atitude!
...
"A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte."
(2 Coríntios 7:9)
...
"Dêem fruto que mostre o arrependimento!"
(Mateus 3:8)
...
"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio."
(Apocalipse 2:5a)
...
"Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos."
(Salmos 119:59)
...
"deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta."
(Mateus 5:24)
...
"Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais"."
(Lucas 19:8)
...
"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

a serem renovados no modo de pensar e
a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."

(Efésios 4:22-25,28-29)
...
Metanoia!
...
Até a próxima!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.