O Silêncio de Deus


Olá, amados!
Acabei de assistir à pregação do Pr. Gustavo Bessa no 1° dia do Congresso de Adoração e Intercessão 24/7 na Lagoinha de BH.
Meu coração está impactado com essa Palavra revelada! Abaixo segue um resumo da pregação. Sugiro você assisti-la na íntegra, depois. Com certeza será postada!
...
Êxodo 32:1-8
O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".
Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".
Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.
Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!"
Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor".
Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.
Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.
Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’".

A maior parte do livro de Êxodo conta a trajetória do povo de Israel, desde a saída do Egito até o deserto, rumo à terra prometida. E Deus levantou Moisés com essa missão, de liderar o povo.
O livro de Êxodo narra os diversos milagres e sinais do poder de Deus. Primeiramente os sinais por causa da dureza do coração de faraó em não deixar o povo ir: As águas do rio Nilo se transformaram em sangue, depois saíram rãs dele. Depois Deus enviou piolhos por toda a terra do Egito. Até os magos disseram ao faraó que aquilo era dedo de Deus (Êxodo 8:19).
Depois Deus claramente fez distinção entre o Seu povo e o povo egípcio, não deixando a terra de Gósen ser atingida por moscas e protegendo os rebanhos dos israelitas da praga. Mas o coração de faraó continuou obstinado e endurecido e Deus enviou úlceras, feridas purulentas que atingiram os egípcios e seus animais, depois a tempestade de granizo e os gafanhotos destruindo a vegetação dos egípcios e por fim, a morte dos primogênitos entre todos os egípcios e seus animais. O povo de Israel celebra a Páscoa, marcando o livramento dos primogênitos da morte e a sua libertação do Egito.
...
Não tinha como negar: Deus estava a favor deles! Eles eram Seu povo!
A trajetória no deserto também foi marcada por sinais e prodígios. Coluna de nuvem e de fogo; a abertura do Mar e o povo passando em terra seca. O povo celebra vitorioso, entoando cânticos com Moisés e Miriã. Logo em seguida o povo teve sede e águas amargas foram transformadas em água potável. Quando o povo teve fome e Deus enviou o maná do céu! Depois do maná enviou codornizes e também fez sair água da rocha!
...
Até que um dia o povo ouviu a voz do Senhor.
"Disse o Senhor a Moisés: "Virei a você numa densa nuvem, a fim de que o povo, ouvindo-me falar-lhe, passe a confiar sempre em você". Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo lhe dissera." (Êxodo 19:9)
...
"O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente,
e o som da trombeta era cada vez mais forte. Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu."
(Êxodo 19:18-19)
...
E ali no monte Sinai, os israelitas ouviram a voz de Deus, e receberam de Deus os dez mandamentos, as ordenanças que o Senhor estabeleceu para o Seu povo.
...
"Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. 
Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim."
(Deuteronômio 5:22)
...
Que coisa maravilhosa!! Apesar de terem ficado apavorados, tremendo de medo!
...
E aí Moisés sobe ao monte novamente e lá permanece por 40 dias e 40 noites. Lá ele recebeu a direção de Deus quanto à construção do tabernáculo, da arca da aliança, do altar, do candelabro, da pia, e todos os seus utensílios, das vestes sacerdotais, e outras ordenanças como as ofertas e holocaustos.
...
O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte...
Eles estavam acostumados a ver tanto milagre, a ter Deus os guiando, livrando, suprindo... e de repente aquele silêncio por 40 dias. Eles ficaram ansiosos! Cadê Moisés? Tá tudo muito silencioso por aqui! Quem vai nos orientar agora?
...
É normal ficarmos ansiosos em tempos de silêncio! Mas o importante é o que fazemos quando bate a ansiedade diante do silêncio de Deus!
...
Davi ficou ansioso, orou ao Senhor e compôs um salmo!
"Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!"
...
"Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!"
(Salmos 22:1-2,19)
...
O próprio Jesus, tomado de angústia, ao ponto de transpirar sangue, ali no Getsêmani, clamou a Deus que fosse feita a vontade do Pai e não a dEle. E na cruz repetiu as mesmas palavras de Davi: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?
...
Da mesma forma que às vezes nos responde com "Não", Deus permite que a gente experimente o silêncio para que possamos crescer e amadurecer na caminhada com Ele. Devemos aprender a buscar ao Senhor, incessantemente, até que Ele venha, até que Ele fale!
...
Mas o povo no deserto, ao invés de aprender com o silêncio de Deus e se permitir crescer, pediu que lhes fosse feito deuses para que os conduzissem. E com o ouro foi feito um ídolo em forma de bezerro.
...
Diante do silêncio de Deus, os israelitas retrocederam. Recorreram ao que eles viam lá no Egito. (Ídolo em forma de bezerro era comum no Egito.) Voltaram seus olhos para as práticas do seu passado. Mostraram, assim, quanta meninice e infantilidade havia neles.
...
 No Egito, o bezerro de ouro era chamado de Amon-Rá. Porém, os israelitas não o chamaram assim, mas de Senhor:
"Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor"."
(Êxodo 32:5)
...
Ou seja, eles chamaram o bezerro de Senhor. Colocaram um nome santo em uma coisa profana. Quando ainda somos imaturos, somos levados pelo nosso ego a cometer os mesmos erros do passado, mas agora dando um nome bonito, um nome bíblico, um nome de Deus!
...
O bezerro de ouro dos dias atuais é o entretenimento. O entretenimento fala de alegria, de prazer e bem-estar. O mundo hoje sugere a irmos no shopping, darmos um passeio, fazermos umas comprinhas para aliviar nossos problemas e tristezas.
Porém, nós cristãos, levamos o bezerro de ouro do entretenimento para nossas igrejas quando focamos a nossa atenção em nós mesmos, nas nossas vontades, necessidades, bem-estar e conforto nos cultos. Esperamos nossa música favorita ser cantada, temos artistas que admiramos, fazemos registros em fotos e vídeos para postar na internet e ganhar mais likes e seguidores no instagram e facebook, quando o nosso foco deveria ser a adoração e entrega ao Único que é digno de ser adorado. Nos acostumamos com isso e damos o nome de gospel àquilo que não é gospel!
...
Nas palavras do pastor Gustavo:
...
“O povo colocou um nome espiritual no bezerro, mas não é porque o nome era cristão que vinha de Deus. Nem tudo que é gospel é de Deus. O que define hoje a sociedade é o entretenimento, elas não conseguem ficar sozinhas com Deus, porque elas precisam de algo, precisam do bezerro”. 
“As pessoas esquecem o momento do culto para retirar as fotos, não se trata de Deus, mas delas. Preferem produzir selfies, com muitos ‘likes’, do que ver o que Deus está fazendo.” 
...
...
A minha vontade é que todos leiam, ouçam e vejam essa mensagem!
Por favor, compartilhe com o maior número de pessoas que você puder!
Que o Senhor nos conduza ao arrependimento, para que venha um novo tempo sobre a igreja brasileira!
Fiquem com Deus! Até breve!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.