O coração de Davi (Parte 3)


Olá, pessoal!! Como vcs estão?
...
No último post, conversamos sobre a intimidade que Davi tinha com Deus, e como o seu coração estava alinhado com o dEle, pois suas atitudes mostravam que ele desejava o que Deus deseja!
...
Hoje aprenderemos mais uma lição com Davi ainda em 1 Samuel 23.
Após ter a confirmação do Senhor sobre o que fazer, Davi e seus guerreiros guerrearam contra os filisteus e libertaram a cidade de Queila.
...
Essa notícia chegou aos ouvidos de Saul:
"Foi dito a Saul que Davi tinha ido a Queila, e ele disse: "Deus o entregou nas minhas mãos, pois Davi se aprisionou ao entrar numa cidade com portas e trancas". (1 Samuel 23:7)
...
Na Bíblia "A Mensagem" apresenta o versículo da seguinte forma:
"Saul descobriu que Davi estava em Queila (...)" (Grifo meu.)

A Bíblia não relata com clareza, porém podemos acreditar que Davi e seus homens ficaram morando em Queila após ter libertado a cidade. Provavelmente até ajudaram a reconstruir o que foi destruído durante a guerra.
...
Ao receber a notícia, Saul convocou suas tropas e partiu em direção a Queila.
Rapidamente essa informação chegou a Davi, que consultou ao Senhor. E mais uma vez, Davi faz uma oração direta:
"Então orou: "Ó Senhor, Deus de Israel, este teu servo ouviu claramente que Saul planeja vir a Queila e destruir a cidade por causa dele.
Será que os cidadãos de Queila me entregarão a ele? Saul virá de fato, conforme teu servo ouviu? Ó Senhor, Deus de Israel, responde". E o Senhor disse: "Ele virá".
E Davi, novamente, perguntou: "Será que os cidadãos de Queila entregarão a mim e a meus soldados a Saul? "E o Senhor respondeu: "Entregarão"." (1 Samuel 23:10-12)
...
Lição 1:
Sempre que alguma notícia chegar a você, ORE antes de tomar qualquer atitude!!
...
Eu fico imaginando a cena. Davi ficou sabendo que Saul estava de novo atrás dele. Mas repare a primeira coisa que Davi perguntou ao Senhor: 
Será que os cidadãos de Queila me entregarão a ele? 
...
Lição 2:
Uma vez que seu coração está alinhado ao coração de Deus, você se torna capaz de DISCERNIR o que está acontecendo à sua volta. 
...
Ao ter a confirmação do Senhor de que o povo de Queila entregaria ele e seus guerreiros nas mãos de Saul, o que Davi fez?
"Então Davi e seus homens fugiram dali." (1 Samuel 23:13a)
...
Peraí, vamos entender: Depois de Davi ter entrado numa guerra para proteger uma cidade da qual ele não pertencia, ter arriscado a sua vida e a de seus homens e depois de ter libertado aquele povo, e provavelmente ajudado na reconstrução do que fora destruído... Depois de saber que realmente Quela iria voltar-se contra ele, iria traí-lo, (Quanta ingratidão!), o que ele fez?
...
Foi tirar satisfação? "É assim que vocês me tratam depois de tudo o que fiz por vocês?"
Saiu lamentando e reclamando?
Se vingou de todo mundo iniciando uma batalha contra eles?
...
NÃO! Ele simplesmente FUGIU!
...
Lição 3:
Não importa o que fizeram com você. LIBERE PERDÃO e SIGA!
...
Precisamos ser como Davi! Ter um coração perdoador e seguir em frente, entendendo que é o Senhor quem está no comando da nossa vida e que dEle vem a resposta, o escape, a justiça!
...
Uma das recompensas de Davi, por manter seu coração livre de mágoas, foi sempre receber do Senhor livramentos e mais livramentos.

"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome."
(Salmos 91:14)

...
Até a próxima, pessoal!!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.