O coração de Davi


Olá, queridos!!
Eu amo a história de Davi. Desde que me converti, Davi é o personagem bíblico que mais chama a minha atenção. Estou sempre voltando e relendo a sua história e sinto que sempre tenho algo novo a aprender.
...
Gostaria que você acompanhasse comigo a trajetória de vida do homem segundo o coração de Deus! Aceita o convite?! A narrativa começa em 1Samuel 16.
...
Teria taaaanta coisa para abordar só nesse primeiro capítulo! Mas temos um versículo tão precioso, e carregado de muitos ensinamentos para nós: o versículo 18.
...
Um dos funcionários respondeu: "Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele".
...
Esse versículo sempre passou desapercebido para mim, diante de outros versículos mais citados desse capítulo tão famoso! "Descobri" essa preciosidade através do livro "Coração de Adorador, Espírito de Excelência" da Raquel Emerick. Ele é a base para o nosso estudo de hoje!! Então vamos lá!

1Samuel 15 narra a desobediência de Saul, da arrogância e da rebeldia de seu coração, e como Deus o rejeitou como rei. A bíblia diz que o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno se apoderava dele e o atormentava. Foi aí que um funcionário do rei teve a ideia de chamar alguém que tocasse harpa e quando esse músico tocasse, o rei se sentiria melhor. Gostando da ideia, Saul disse para que encontrassem alguém que tocasse bem.
...
Aí temos a resposta do funcionário, descrevendo Davi: 
...
"Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele".
(1Samuel 16:18 - NVI)

Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
(1Samuel 16:18 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

...
Filho de Jessé:
A primeira descrição de Davi é que ele é filho. Isso nos fala de submissão à autoridade. Um filho submisso é aquele que aceita a correção do pai. Não só do pai genitor, mas do Deus Pai e também das figuras de autoridade que o Senhor colocou na sua vida.
Quantas vezes temos dificuldades em nos submeter às pessoas de autoridade em nossa vida (pais, maridos (no caso das esposas), chefes, líderes de ministério, pastores) e aceitar a orientação, a correção e a disciplina deles! 
Não temos que ver o nosso líder somente como alguém a quem devemos prestar contas, mas como alguém que tem o papel de nos ajudar a crescer, como um mentor; alguém que pode enxergar os meus pontos fracos e me ajudar a corrigi-los e superá-los.
Vale lembrar que quem não submete às autoridades traz pra si mesmo condenação (Leia Romanos 13:1-3,7)
...
De Belém (Belemita):
A segunda descrição fala da origem de Davi. O povo de Israel era dividido por tribos. Isso quer dizer que todo israelita pertencia a uma tribo. Caso contrário, era um estrangeiro! Com a gente não é diferente: temos que fazer parte de uma "tribo", de uma igreja. Hoje em dia tá na moda ser crente-"Cristo em casa", com o argumento de que a igreja somos nós e que Deus habita dentro de nós.
Sim, isso é verdade!!! Mas precisamos estar plantados numa igreja, onde podemos crescer e dar frutos e exercer os nossos dons para a edificação do Corpo.
O versículo-chave na minha igreja é este: "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus." (Salmos 92:13)
Geralmente, o crente que não se adapta a igreja nenhuma é uma pessoa que tem dificuldade em se submeter à autoridades...
...
Que sabe tocar:
Não basta saber tocar. Tem que tocar bem! Davi era músico, cantor, compositor. Davi também confeccionou instrumentos musicais (1Crônicas 23:5 e 2Crônicas 7:6).
Não vou enfatizar aqui a área do louvor, mas vou falar de uma forma geral, do serviço, dentro do ministério de cada um, seja ele qual for. As coisas de Deus tem que ser feitas com excelência, com  boa qualidade, com organização. É muito triste, lamentável, absurdo e tantos outros adjetivos que eu poderia usar para descrever o DESLEIXO que muita das vezes ocorre na igreja. Louvor mal feito, mal ensaiado, desorganizado. Uma pregação mal elaborada, e muita das vezes nem preparada!!! Sem preparo, sem estudo, sem capacitação.
É triste ouvir um irmãozinho desafinado vir com a desculpa de que não ensaiou, mas "que Deus fale melhor em cada coração".
Meu irmão, se você tem um chamado para uma área específica, vá se dedicar para desenvolver o seu talento, o seu dom!
É pro louvor? Estude! Faça aula de canto, de instrumento, teoria musical, etc. 
É pro ensino, pro pastoreio? Faça um seminário, participe de estudos bíblicos, compre bíblias de estudo, etc, etc.
É pra missões? Aprenda um idioma!!!
Não tem como pagar? Peça ajuda financeira, converse com o seu pastor e veja se a igreja pode investir em seu ministério, ou procure apostilas gratuitas na internet! Dê um jeito... não dê desculpas!
...
Sinônimos de DESLEIXO: descuido, negligência, omissão, abandono, descaso.
Mas o oposto de desleixo é: cuidado, capricho, atenção, cautela, consideração.
...
Por que no trabalho fazemos tudo com qualidade para o nosso chefe, e na igreja, para DEUS, fazemos relaxadamente?
...
Guerreiro valente, vigoroso e homem de guerra:
Acho muito interessante essa parte da descrição que o funcionário de Saul faz de Davi! Davi não fazia parte do exército de Saul, e é somente no capítulo seguinte que vemos o episódio em que Davi luta e vence Golias. Ou seja, no momento dessa conversa entre o funcionário e o rei Saul, Davi (que era ainda um garoto) NUNCA tinha participado de nenhuma batalha! 
Então o que explica uma descrição dessa sobre Davi no palácio de Saul?
Provavelmente alguém ficou sabendo que Davi já havia lutado com um leão e com um urso enquanto apascentava as ovelhas do seu pai.
Davi era um menino, um rapazinho... Posso imaginar que nem Samuel (que inicialmente levou em consideração a aparência) ia pensar que Davi era o escolhido de Deus!
Mas a força de Davi estava no Senhor! Ele reconhecia isso!! E declarava isso! 
...
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?" (Salmos 27:1)
...
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças." (Salmos 28:7)
...
"Agora sei que o Senhor dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita. Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus." (Salmos 20:6-7)
...
A confiança de Davi não estava em si mesmo! Esse é o segredo: O reconhecimento da dependência de Deus!
...
Prudente em palavras:
Se olharmos os próximos anos da vida de Davi, apesar de tudo o que ele passou com a perseguição de Saul, Davi nunca falou mal dele. 
Em seu cântico de lamento pela morte de Saul e Jônatas (2Samuel 1), não há nenhum relato de mágoa, queixa, reivindicação de justiça, nenhuma palavra pejorativa contra Saul. Ao contrário!!
"Guerreiro", "Mui amado"... eram palavras de Davi ao mencionar Saul.
Isso porque a boca FALA do que está CHEIO o coração (Mateus 12:34)
...
Mas o funcionário de Saul disse que Davi era prudente em palavras muito antes de todas essas coisas acontecerem! Isso mostra que Davi era uma pessoal agradável de se ouvir, não era reclamão, fofoqueiro ou mentiroso. Ele era prudente em palavras, como a Bíblia nos ensina:
...
"O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." (Colossenses 4:6)
...
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." (Efésios 4:29)
...
"Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo." (Tiago 3:2)
...
De boa aparência e gentil presença:
Não gostamos de estar perto de pessoas reclamonas, que só abre a boca para falar coisas negativas, desagradáveis. Quando encontramos alguém assim, tentamos a todo custo sair daquela situação, não é mesmo? O que falamos tem a ver com quem somos!
Davi era uma pessoa de agradável convivência. Ele era gentil, simpático! A boa aparência nesse contexto não se refere à beleza, mas a alguém agradável de presença! Afinal, o que o funcionário desejava era trazer pra perto do rei alguém de boa companhia, que o fizesse se sentir bem, confortável, que aliviasse o seu tormento!
Ao conhecer Davi, Saul se agradou dele e o quis por perto (1Samuel 16:22). Não era difícil gostar de Davi! Não era difícil aceitá-lo como líder! Davi era bem visto pelo povo, ganhou a simpatia do rei, dos seus conselheiros! Ganhou o reconhecimento do povo, mesmo antes de ser rei! 
...
Infelizmente, muitos de nós só enfatizamos o nosso ministério, só olhamos para o próprio umbigo, nos preocupamos com status e nos distanciamos das pessoas... E esquecemos que o próprio Jesus era visto com ladrões, cobradores de impostos, prostitutas, samaritanos, leprosos e todos os excluídos da sociedade...
...
Ouvi uma frase que me impactou ontem: "Se você não ama e não se relaciona com Deus, que é perfeito, você não vai conseguir amar ao seu próximo, que é imperfeito."
...
E o Senhor está com ele:
Todas as demais características de Davi se resumem na última: O Senhor era com ele! E isso era notável! Isso que fez toda a diferença... Sem Deus, nada faz sentido!
Só o fato de pertencermos a uma igreja não gera impacto na vida de alguém.
Só o talento ou habilidade ou nosso ministério não mudam nada ao nosso redor.
Só o nosso vigor, nossa valentia, prudência nas palavras, simpatia não transformam a vida das pessoas.
...
Precisamos conhecer a Deus.
Precisamos ser conhecidos por Ele
Precisamos fazer Deus conhecido através de nós!
...
"Respondeu Jesus: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’." 
(Mateus 22:37)

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." 
(Jeremias 29:13)

Se amarmos ao Senhor com tudo o que há em nós, e desejarmos e buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração, seremos cheios dEle e de Seu precioso Espírito Santo, e "carregaremos" a Sua poderosa presença por onde formos!
...
Que Deus te abençoe!
Até a próxima!!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.