Que VOZ tenho seguido?

Mulher com a mão na orelha para ouvir melehor
Cuidado com os conselhos que você escuta...

Olá, pessoal!
Nesses dias fiz a leitura dos livros de 1 e 2 Samuel e estou dando continuidade lendo agora o livro de 1Reis.
...
E em situações diferentes eu me deparei com a questão do OUVIR.
...
A primeira foi sobre Samuel, que compartilhei com vcs em outro post. Ele não conhecia o Senhor e por isso não reconheceu a Sua voz, e ele optou pelo parecia ser o óbvio: que a voz era de Eli.
...
Às vezes é mais fácil e cômodo seguirmos o óbvio...
...
A segunda está lá na frente da história, após a morte do rei Salomão, quando seu filho Roboão foi seu sucessor.
... 
O povo todo se reuniu para proclamá-lo rei e disseram: "Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos." (1Reis 12:4)
...
Salomão os tinha tratado com dureza, e os fez carregar cargas muito pesadas... um trabalho cansativo demais. Então era como se eles pedissem: "Dá uma aliviada no nosso trabalho aí, Roboão!"
...
E aí o rei pediu 3 dias para pensar. Nesse tempo ele conversou com as autoridades em Israel, conselheiros durante o reinado do seu pai Salomão, e também conversou com seus amigos, que cresceram com ele.
...
É nesse ponto que quero chegar!

De um lado, de acordo com as descrições nas versões NVI e NTLH:
Autoridades de Israel,
Conselheiros de seu pai,
Homens mais velhos.
...
Do outro:
Jovens.
Cresceram com Roboão.
...
Primeiro ele ouviu as autoridades: 'Se você der a eles uma resposta favorável, eles serão teus servos pra sempre.' (ver 1Reis 12:7)
...
Porém, ele rejeitou esse conselho e quis ouvir o conselho dos jovens: 'Torne o trabalho deles ainda mais pesado. O seu pai os castigou com simples chicotes, mas castigue eles com chicotes pontiagudos.' (ver 1Reis 12:14)
...
Roboão rejeitou o conselho das autoridades e preferiu o conselho dos jovens e comunicou a sua decisão ao povo de Israel. A consequência foi que os israelitas o rejeitaram como rei, restando ao lado dele somente a tribo de Judá, conforme o Senhor já havia dito.
...
Vamos voltar à descrição dos conselheiros?
Autoridades em Israel:
Sabemos que Deus estabeleceu autoridades, e temos que estar submetidos a elas, e ouvi-las, porque o Senhor as usa como pessoas que podem nos direcionar em nossas decisões. Pais, avós, pastores e líderes são autoridades sobre nossa vida.
...
Eles eram homens mais velhos. Pessoas com mais experiência, mais anos de caminhada estão mais capacitados a nos orientar do que quem está no mesmo nível que a gente (mesma idade, mesma etapa de vida, por exemplo). 
(Às vezes o seu líder de célula ou de ministério pode ser até mais novo que você, mas se lhe foi dada a função de líder, acredita-se que ele tem capacitação para estar nessa posição, certo? ;) Submeta-se!!)
...
Eles eram conselheiros do rei mais sábio da história! Não preciso dizer muita coisa... Se eles fossem tolos em seus conselhos, Salomão os teria colocado pra correr há muito tempo, concorda? rsrs
...
E a dica mais importante: Olhe os frutos: Não basta ser um líder ou uma autoridade. Se a vida dessa pessoa dá bons frutos, esse é um bom sinal de que pode vir um bom conselho dali!! :) 
...
Mas ANTES DE TUDO. Ouça a VOZ do Senhor e apegue-se a ela!!
...
O nosso Deus nunca falha!
...
Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.  (Provérbios 19:20-21)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.