Dons e Fruto do Espírito

Rapaz segurando uma bíblia aberta
Qual a diferença entre dons e Fruto do Espírito e a relação deles com o caráter do cristão?


Olá, pessoal!  
...
No post "Ser X Fazer", (se preferir, dê uma lida nele primeiro!) coloquei uma frase marcante da queridíssima Raquel Emerick, "Deus está mais preocupado CONOSCO do que com a nossa PERFORMANCE."
...
Porém, não é difícil perceber que o nosso foco está exatamente no sentido contrário: Estamos mais preocupados com a performance! (Segundo o dicionário Aurélio, a definição de "performance" é: Resultado obtido, em cada uma de suas exibições em público.")
...
Trazendo para o contexto desse post, posso chamar também de desempenho, talento, habilidade, ou seja, DOM.
...
Quem não admira as pessoas pelo que elas fazem bem? Quem não gosta de receber um elogio por algo que fez?! 
...
Hoje em dia a quantidade de crentes participando dos "Shows de Talentos" buscando um espaço no "meio gospel" é assustadora! Todo mundo com sonho de gravar CD, todo mundo quer mostrar que tem um dom! As ministrações ganharam cara de shows. Quanto mais efeitos de luzes e fumaça, maquiagens e roupas estilosas, melhor!! DVD já era: a moda agora é Blu-Ray!

Está cada vez mais frequente o número de cultos e "campanhas" com buscas de dons, poder, capacitação, "ativação profética"! "O irmão fulano, tem 'dom de revelação'... Ele é uma benção!" Quem nunca já ouviu (ou disse) isso?! rsrs 
...
Imagine a seguinte cena: Você foi visitar uma igreja, e o pastor foi muito usado por Deus ao pregar, entregando profecias e visões. No final, ele faz um convite à igreja para receber imposição de mãos. Em seguida ele se junta à fila de obreiros formada lá na frente. Seja franco(a) com você mesmo(a) e responda: Vc iria se dirigir a quem para receber oração?!
... 
1 minutinho pra pensar...
...
Parece que quanto mais dons a pessoa tiver, mais abençoada, mais santa, ela é! Eu lembro que na época da minha adolescência, eu li que um dos critérios que alguém deveria usar para escolher um futuro cônjuge era observar se ela (ele) tinha dons!! (Hoje eu aconselharia: Examine se o(a) pretendente é bom filho(a), bom irmão (ã), bom aluno(a), funcionário(a), amigo(a), e principalmente se é cristão(ã) de verdade!!)
...
Na primeira carta aos Coríntios, no capítulo 12, vemos uma descrição dos dons espirituais. Mas veja o que o apóstolo Paulo diz no verso 6: "Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos."; e no verso 11:"Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer." 
...
Assim, podemos entender o seguinte: Que ninguém pode se sentir mais importante pelo dom que tem, porque: 1) Não é por mérito nosso, 2) nenhum dom é melhor que o outro e 3) é o SENHOR quem efetua e nós somos um simples canal. 
...
Apesar de os dons serem importantes, no capítulo seguinte (13), o apóstolo Paulo nos mostra que existe algo mais fundamental: O AMOR.
...
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
...
Vamos dar uma olhada em Mateus 7.
...
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
...
Os dons espirituais são ferramentas, é uma capacitação para fazer a obra de Deus, porém os dons NÃO PASSAM pelo nosso CARÁTER. Esse só muda conforme permitimos a influência do Espírito Santo em nossa vida. O resultado dessa influência, da nossa aproximação de Deus e de Sua Palavra é o FRUTO do Espírito, descrito em Gálatas 5. 
...
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
...
(Olha o amor aqui de novo!) Ou seja, o fruto é a manifestação de um caráter transformado.
...
Se quisermos nos certificar se estamos parecidos com Cristo, temos que procurar em nós FRUTO e não dons... Não é à toa que Ele se refere a Ele mesmo como Videira e a nós como árvores ou ramos... (por ex: Mateus 7:16-20 e João 15:1,2,8,16.) 
...
Até a próxima! PAZ!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.